Pondé, uma pergunta?
O amor......
romântico ou prático?
Praticidade é relacionamento. Amor, é altruísmo: dar o que se tem sem receber nada em troca.
(Receber somente pelo trabalho, de acordo com o piso salarial).
A gratuidade nunca deve ser remunerada, à não ser profissionalmente praticada (como filantropia, prostituição e pornografia)
Ser maduro é fazer o bem?
Nem todos que são bons são maduros, mas a maturidade é fazer o que é certo.
Fazer o certo é nunca prejudicar ninguém e nunca se beneficiar, sendo ambos os requisitos necessários na mesma ação, todas as vezes.
Se a ação for egoísta, ainda que criativa, à longo prazo ela sempre será criminosa.
Sobre o super-homem em Nietzsche:
O professor afirma que o homem comum em Nietzsche tem o alter-ego exaltado por sua condição social, tendo na vida comunitária e familiar a razão para sua vanglória.
Ao atingir vida como super-homem, ele se desvencilha destas crenças limitadoras e se torna independente do paradigma aprisionador em que sua segurança é determinada pelo valor social que lhe abriga.
Pergunta:
ao atingir vida como super-homem, o indivíduo se encontra em sua medida de vida adequada ao posicionamento devido, ou ele se sente superior aos que antes exaltava? No segundo caso, em qual momento Nietzsche afirma a maturação do indivíduo, onde ele respeita a sociedade no qual está inserido, suas diferenças de filosofias de vida, e suas idiossincrasias, sem enaltecer a vida do outro em si e sem perder de vista a referência de onde se surge, elevando ao outro diante da possibilidade da convivência em parâmetros igualitários e justos com aqueles que ele exaltou e depois menosprezou? Onde Nietzsche declara a emancipação psicológica eleva a sua comunidade à maturidade através de seu desprendimento -- ?
Atenciosamente,
Thaís Fernanda Ortiz de Moraes
Comentários
Postar um comentário