João das Alagoas e seus discípulos
João das Alagoas e seus discípulos
As lâmpadas de LED tem sido as melhores aliadas à economia de energia elétrica. Mas as lâmpadas incandescentes necessitam continuar existindo, para que a demanda proporcional de cada tipo de lâmpada no mercado equalize a produção de energia em vórtice.
Ambientes rústicos, com móveis e utensílios de vime, e também obras de arte de barro fundido são belamente ornados pela iluminação incandescente, seja de lampião, seja de lâmpadas-ambiente e abajours incandescentes.
No link acima, há o processo do grande artista João das Alagoas, que expõe seus trabalhos como forma de expressão do que percebe e viveu, muito além daquilo que sente somente. Suas obras contam a história de uma situação comunitária e social - é arte popular de primeira qualidade.
Na casa de luz branca, talvez as peças de João de Alagoas não sejam valorizadas com o intuito que devam. Mas em espaços estilo "Alpendre", com chão de madeira, paredes de tons pastosos, algumas plantas altas e tapetes lisos e escuros, as peças de barro rústico e popular são adequadas, com a ajuda da iluminação localizada junto à peça, por pequenas lâmpadas ou abajours de luz incandescente.
De acordo com a curadora, as peças de João são Populares, exatamente porque contam esta história do povo local. Outros tipos de peças rústicas, como as peças sacras de diversos tipos (vide "Aleijadinho"), são mais apropriadas em locais de iluminação branca (Led), pois engendram sombra entorno de si mesmas. As obras de João de Alagoas contam uma história que interage com quem vê, e por isso, é considerada popular, em apelo de iluminação incandescente, para tecer o "clima" e o "emolduramento" ao qual se decora o ambiente em torno daquela peça escolhida.
Quando uma família vai escolher a decoração do ambiente que vai residir, principalmente um casal, as principais considerações ao conforto são a frequência à qual cada membro da família permanecerá no ambiente, e como fazer o "jogo" de "esconder-se/revelar-se" um ao outro: é bom pensar que o cônjuge não está em casa, mas ser surpreendido. E vice-versa. O decorador analisa quais são os ambientes que cada membro da família mais frequenta, e trabalha em um jogo de luzes e obras de arte, estantes, artefatos, plantas.....Para que o ambiente domiciliar seja um "labirinto psicanalítico". Este estilo de decoração tem estudo fundados na simbiose.
Há também o Feng-shui. onde os símbolos e cores interagem entre si. Mas esse estilo de decoração é mais indicado para pessoas que moram sozinhas, pois a simbologia de harmonização de cada objeto é muito pessoal de cada um.
O mais importante para uma casa saudável, é que ela esteja limpa e arejada, sem cheiro de cigarro, nem maconha nem bebida, e nenhuma outra droga ou distração tóxica.
Com amor,
Thaís Fernanda Ortiz de Moraes
Comentários
Postar um comentário